SINOP SOBRE TRILHOS
O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou um relatório propondo compensações ambientais e a consulta a indígenas para resolver a disputa em torno da construção da Ferrogrão, uma nova ferrovia que ligará Sinop ao porto de Miritituba, no Pará. As sugestões foram elaboradas pelo Centro de Soluções Alternativas de Litígios da Corte após o ministro Alexandre de Moraes suspender a Lei nº 13.452/2017, que permitia a construção da ferrovia ao alterar os limites do Parque Nacional do Jamanxim. O relatório foi baseado em dois meses de consultas a representantes do governo federal e comunidades indígenas. O ministro agora avaliará as conclusões.
A Ferrogrão é um projeto de 933 quilômetros que busca resolver problemas de transporte de produtos agrícolas de Mato Grosso para o norte do país, mas enfrenta desafios devido a seus impactos ambientais, incluindo a exclusão de parte do Parque Nacional do Jamanxim e afetando terras indígenas e áreas de conservação. A implantação da ferrovia ainda precisa ser debatida no Senado após atualização dos estudos, e uma audiência pública foi solicitada para discutir o assunto. A expectativa é que a ferrovia reduza os custos de transporte, beneficie a arrecadação tributária e traga compensações socioambientais.
O investimento previsto para a Ferrogrão é considerável, podendo chegar a valores atualizados em até R$ 21,5 bilhões ao longo da operação, segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT).
A implantação de uma ferrovia em Sinop traria inúmeros benefícios para a região impulsionando o desenvolvimento econômico ao facilitar o escoamento de produtos agrícolas e industriais, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade das empresas locais. Além disso, a criação de empregos diretos e indiretos na construção e operação da ferrovia proporcionaria oportunidades de trabalho para a comunidade.
A ferrovia também contribuiria para a redução do tráfego nas estradas, aliviando congestionamentos e melhorando a segurança viária. Isso resultaria em menor desgaste das vias e economia de recursos públicos destinados à manutenção das rodovias.
Outro aspecto importante é a diminuição da emissão de poluentes, uma vez que o transporte ferroviário é mais sustentável do ponto de vista ambiental em comparação com o transporte rodoviário. A ferrovia contribuiria, assim, para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida da população local.
A implantação de uma ferrovia em Sinop traria vantagens significativas para a economia, o meio ambiente e a comunidade, promovendo um desenvolvimento mais sustentável e eficiente na região, fortalecendo ainda mais o mercado imobiliário.