Sollar Imóveis

CRECI: 18053 J
Brotas, - Fone: (14) 3653-5158 / (14) 3653-5990
Você está aqui: página inicial ► Sobre Brotas
Sobre Brotas

A P R E S E N T A Ç Ã O :

        Brotas está localizada bem no centro do estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas do país, mas que ainda nos presenteia com suas riquezas e belezas naturais preservadas. Dotada de uma posição geográfica estratégica e privilegiada, vêm assumindo um novo caminho e desponta no contexto ecoturístico nacional.

        Historicamente, sempre ligada à produção rural e à economia agrícola, teve sua época áurea no princípio do século XX, com a cultura do café. Brotas reúne características bastante significativas no que se refere à preservação de recursos naturais, pois retém uma grande parcela de mata nativa, abrigando uma considerável biodiversidade animal e vegetal. Mas seu maior patrimônio natural consiste no relevo de modo geral suave, na formação das "Cuestas Basálticas", e de seu grande manancial hídrico, destacando-se o rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios ainda não poluídos do estado de São Paulo. Essas condições naturais fazem de Brotas uma das poucas regiões do interior de São Paulo que ainda concilia ambiente natural, com os aspectos de uma área quase toda ocupada pela atividade rural, garantindo-lhe uma forte beleza paisagística além de apresentar aspectos culturais típicos da comunidade local.

        Brotas abriga em suas "serras" várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas, concentra uma enormidade de atrativos turísticos, na sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos, confere à região um enorme potencial para o ecoturismo e para o turismo rural. E hoje já é com certeza, ponto de referência para a prática de esportes de aventura, como o rafting, bóia-cross, canyoning, arborismo e outros.

A S P E C T O S     C U L T U R A I S :

        Embora os atrativos naturais sejam o grande diferencial de Brotas, a cidade possui monumentos históricos que estão na sua totalidade, ligados ao período em que a cidade foi um dos grandes produtores de café. Na zona rural encontram-se sedes de fazendas com até 150 anos e a cidade conta com casarões antigos com expressiva arquitetura de época.

        A cultura popular está contida na típica rotina interiorana. A gastronomia tem como destaque a culinária caipira, cujo principal atrativo é o fogão à lenha utilizado até hoje por grande parte da população rural.

        O artesanato conta com produtos como bordados e alimentos, como doces caseiros, licores, queijos, mel, pinga, entre outros.

        Centro Cultural Grêmio Literário e Recreativo Brotense: o atual conjunto do "Centro Cultural" tem sua origem em um dos casarões do século XIX, uma das testemunhas silenciosas do passado cafeeiro da cidade. Foi o ponto de encontro da elite, palco de saraus literários e apresentações musicais. Hoje recuperado, reúne a biblioteca pública, o arquivo histórico, o museu do café e o salão de eventos para shows e manifestações artísticas e culturais.

A S P E C T O S     H I S T Ó R I C O S

        Por volta de 1839, foi construída uma capela dando origem à primitiva povoação local. O território, inicialmente, pertencia à sesmaria da região de Araraquara e era cortado pelas trilhas de expansão de Minas para o interior do Estado.

        Os primeiros a se fixarem na região foram famílias mineiras "Gente que estava apenas abandonando o sonho das minas para substituí-lo pelo sonho da permanência, do plantio, da fixação 'a terra" - BUSSAB(1992).

        Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841, sendo em 1853 transferido para Rio Claro e tornou-se município em 22 de agosto de 1859. O aniversário da cidade é comemorado no dia 03 de maio, por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz.

        Brotas teve sua fase de maior desenvolvimento, na década de vinte e trinta, época da expansão do café para o interior paulista. Viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva. É marcante a presença de imigrantes italianos e seus descendentes que tiveram influência nos rumos políticos da cidade.

        A crise do café trouxe um período de estagnação econômica ao município que na época perdeu população para os grandes centros urbanos. A taxa anual de crescimento da população tornou-se positiva à partir da década de oitenta.

         Atualmente, o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola, onde destaca-se também a agroindústria da cana, que hoje abriga a maior parte da mão-de-obra.

        Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município, cachoeiras, matas preservadas e serras, a atuas administração municipal junto com a população tem desenvolvido uma economia turística, com base no ecoturismo (turismo rural, turismo aventura, como caminhadas, arborismo, esportes de aventura e várias atividades praticadas junto à natureza), que visa uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o município.

O NOME: BROTAS

        A origem do nome Brotas recebe três hipóteses: Brotas de olho d'água; Brotas de broto de capim (mato que brotava após pousadas de trilheiros); a mais provável vem das origens da fundadora de Brotas. Sendo Dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade. Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa, sendo esta a mais reverenciada naquele país, até o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, que se tornou a atual padroeira de Portugal.

SÍTIO SETE QUEDAS: Reserva Ecológica indicada pelo Guia 4 Rodas, composta por 4 cachoeiras: Quatis (44) - piscina e ducha natural; Bela Vista (25), dos Coqueiros (18) e dos Macacos (35) - banhos em duchas naturais, e 3 cascatas: da Felicidade, do Tombo e do Suspiro. Quiosques para churrascos, lanchonete, piscina, W.C. e mais de 2 Km de trihas em mata nativa.
ARBORISMO: Diferentes formas de travessia entre plataformas instaladas nas copas das árvores, promovendo uma integração entre o homem e a natureza. Incluindo rapel em cachoeira e a maior tirolesa de Brotas (250 metros). Usa-se capacete e cadeirinha como equipamentos de segurança e tem duração aproximada de 2:00 horas. Procurar o Sítio 7 Quedas de quinta à domingo.
BÓIA-CROSS: Esporte de aventura tradicional de Brotas, praticado há mais de 40 anos pelo povo local. A descida é em bóias infláveis individuais pelo Rio Jacaré Pepira. Pratica-se em nível básico (classe I e II) e radical (até classe III). Usa-se somente colete e capacete, durando de 1:00 a 2:00 horas de descida, dependendo do nível do rio, com 1 instrutor para cada 5 clientes em média por descida.
RAFTING: O mais procurado dos Esportes de Aventura em Brotas é a descida de rio em botes infláveis, para até 6 pessoas . Há 3 opções: Floating - nível básico (classe I e II), indicado para crianças e idosos, rafting - nível radical (até classe IV) e rafting noturno - o mesmo rafting radical realizado em noites de lua cheia. Dura de 2:00 a 3:00 horas e os equipamentos são: capacete, colete e remo.
CANYONING: Consiste na técnica do rapel adaptada para cachoeiras, que podem ter de 15 a 100 metros de altura, podendo ser dividido em canyoning: descida de várias cachoeiras durante um canyon ou cascading: descida repetida de uma cachoeira. Os equipamentos usados sao: cadeirinha e capacete, a atividade pode levar de 1 período a 1 dia inteiro, e é acompanhada por instrutores.
CAVALGADAS: Passeio à cavalo é uma opção mais tranqüila de atividade em Brotas, havendo várias trilhas para cavalgada que passam por belíssimas paisagens e cachoeiras. São geralmente realizadas no período da manhã, sendo muitas vezes encerradas com um delicioso almoço na fazenda. Os passeios duram geralmente 1 período e são acompanhados por guias.
DUCK (CANOAGEM): É a descida de rio em caiaques infláveis, com capacidade para 1 ou 2 pessoas por caiaque. Pode ser realizado em um nível básico (classe I e II) ou radical (até classe III). É acomanhado por instrutores. Os ducks são muito rápidos, sendo a descida realizada em 45 minutos à 1:30 horas, dependendo do nível do rio. Os equipamentos usados são: remos, capacetes e coletes.
TRILHAS: Caminhadas por trilhas leves ou moderadas com destino a belas cachoeiras são uma opção mais calma para quem busca ecoturismo sem tanta adrenalina. Sugere-se roupas leves, calçado confortável e protetor solar para essa atividade. Os passeios de trilhas podem ser acompanhados por guias. Procurar o Sítio 7 Quedas.
MOUNTAIN BIKE: Passeio de mountain bike é uma opção tranqüila para quem prefere menos adrenalina. São passeios para 1 período, chegando algumas vezes à cachoeiras, nas quais se pode nadar. Os passeios são acompanhados por guias.

Texto e fotos cedidos pelo site http://www.brotas.com.br

SÍTIO 7 QUEDAS

ARBORISMO

BÓIA CROSS

RAFTING

CANYONING

CAVALGADAS

DUCK (CANOAGEM)

TRILHAS

MOUTAIN BIKE

© 2004 - 2018, SOLLARIMOVEIS.COM.BR - E-Mail: imobiliariasollar@imobiliariasollar.com.br
Rua José Pinheiro Piva, 160-B - Centro - Brotas/SP - CEP: 17380-000 - Fone: (14) 3653-5158 / (14) 3653-5990